quarta-feira, 6 de julho de 2011

A Estrela e Oxum - Graça Vieira

Este foi o trabalho apresentado por Graça Vieira, formanda do Curso Completo de Tarô, durante a formatura em 2 de julho de 2011. É uma comparação entre o arcano A Estrela e o orixá Oxum.


O Universo conspira a nosso favor...





“Uma mulher nua símbolo da pureza e da ruptura com os padrões e obrigações sociais, está ajoelhada indicando uma postura de humildade. Pássaros e flores estão ao seu alcance, evidenciando o nascimento de uma vida nova e de uma nova promessa. As estrelas, símbolos de esperança e divindade, estão sobre sua cabeça, orientando-a. Ela jorra água de dois jarros, em profundo equilíbrio entre o sólido e o líquido, entre os pólos físico e emocional da existência. A poça d’água representa o inconsciente. A água que cai na terra nutre todas as sementes que ali jazem adormecidas. A água do outro jarro, arejada e purificada, flui de volta ao rio comum para revivificá-lo enchê-lo de novo. O aparecimento da grande estrela no céu sugere uma nova visão da totalidade se ergue das profundezas e logo estará ao alcance da consciência total. Tudo é harmonioso”.

SEMELHANÇAS

ESTRELA

A Estrela encontra-se entre a Torre e a Lua, portanto é um momento de transição e de esperança para quem acabou de ver seus padrões estabelecidos destruídos e tem que se deparar com uma paisagem misteriosa, desconhecida, onde não há referências e nada é claro, certo, transparente.

A Estrela é a presença de um guia, de um mapa, orientando a travessia, a transição, a ruptura de valores antigos quando ainda não há novos valores de apoio a existência psicológica do indivíduo. Indica um caminho e diz que podemos contar inclusive com uma proteção espiritual.

Fala de um amor verdadeiro, um encontro profundo, que pode até ser espiritual. É o arcano que diz que podemos confiar: em nós mesmos, no outro e sobretudo em Deus. Ela nos diz que vai dar tudo certo, basta acreditar.

É uma carta que fala também de inspiração, de criatividade.

Mostra que algo novo está para nascer, seja um amor, um trabalho, um projeto, uma criança.

OXUM

OXUM é a Mãe da água doce, Rainha das cachoeiras, Deusa da candura e da meiguice. Orixá da prosperidade e da riqueza interior, ela é a manifestação do Amor. É a força dos rios, que correm sempre adiante, levando e distribuindo pelo mundo sua água que mata a sede, lava a alma e alimenta o corpo.

Oxum nos diz que depois da tempestade vem a calmaria; no repouso e na contemplação, ela se abre para as novas sensações que brotam ao redor e sente que está tudo bem. No meio do turbilhão começa a brilhar a luz da sabedoria que vem da imaginação, organizando e esclarecendo os problemas.

Sua sabedoria consiste em saber se relacionar com as forças da natureza sem se deixar inundar por elas, usando o essencial e devolvendo às fontes inconscientes o excedente. Como isso exige muita sensibilidade, ela fica exposta demais; mas sua mensagem é a ESPERANÇA de que a abertura a novas experiências torne a mudança suave e prazerosa.

Oxum é o Orixá irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos. O amor puro, real, maduro, solidificado, sensível e incondicional.  

Como “Mãe da Concepção” ela estimula a união e favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material.


Oxum é o amor, é a capacidade de sentir amor. A partir desse amor é que se dá a origem, às agregações e, consequentemente, origina a concepção das coisas.

É o elo que une dois Seres sob o mesmo amor, agregando-os e gerando à concepção de uma nova vida.

Oxum é o próprio sentido da FELICIDADE. O casamento, o ventre, a fecundidade e as crianças são de Oxum, assim como, por consequência, a FELICIDADE.

Tanto a ESTRELA quanto OXUM pedem que tenhamos mais confiança em nós mesmos, em nossas percepções e insights, pois as respostas que procuramos estão dentro de nós. Agindo assim podemos perceber os sinais que a vida nos mostra, procurando focar em nossa essência para que tudo possa fluir melhor ao nosso redor. Realmente assim, O UNIVERSO IRÁ CONSPIRAR A NOSSO FAVOR. Portanto confie e acredite que a felicidade está chegando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário